Tribler



Tribler: Protegendo seu site de compartilhamento de ações do governo. Uma nova tecnologia, criada pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, promete ser a mais nova arma dos sites de compartilhamento na batalha contra ações governamentais.
O Tribler, como é chamado, estabelece conexões diretas entre usuários sem depender de pontos de origem e permite que os downloads sejam feitos independentemente.
O Tribler permite a realização de downloads dos mais variados tipos de arquivos, incluindo vídeos, músicas, fotos, softwares, livros digitais e muito mais. Ele possui um mecanismo de pesquisa integrado e ainda oferece um player incorporado à sua interface – permitindo que você reproduza músicas e vídeos sem abrir outros programas.

Compartilhando tudo e mais um pouco

Tribler é um cliente que se utiliza do conceito de redes peer-to-peer, ou seja, ele é baseado numa forma de transferência descentralizada, que exige a participação somente dos usuários para a troca de arquivos ser feita. Isso facilita o compartilhamento, proporcionando downloads mais ágeis e efetivos.
Porém, diferente dos outros programas desse tipo, o Tribler começa a buscar todas as outras pessoas conectadas à rede automaticamente quando iniciado. O primeiro passo é carregar o seu perfil, incluindo imagem de exibição e histórico de downloads.
Depois disso, você começa a visualizar os arquivos disponíveis de cada uma dessas pessoas, em uma lista completa e separada por segmento de arquivo. Dessa forma, quanto mais tempo você ficar conectado ao Tribler, mais fontes de dados o seu programa vai cadastrar e, consequente, maior será a lista de arquivos disponíveis para baixar.
A novidade é compatível com protocolos Torrent, e os arquivos para download podem ser listados em sites do tipo. Caso os domínios sejam fechados, porém, o compartilhamento de arquivos pode continuar enquanto existam pessoas os disponibilizando.
De acordo com os pesquisadores, a tecnologia está em fase experimental há seis anos e nunca sofreu nenhum tipo de queda ou instabilidade. Por não necessitar de servidores ou centrais para funcionar, o Tribler só seria desativado caso a internet como um todo fosse desligada.
Além de salvar os arquivos no disco do PC, este software possui suporte para o streaming de conteúdos audiovisuais. Isso significa que você nem precisa baixar as gravações e músicas que encontrar pelo Tribler para executá-las.

Mais informações em http://www.tribler.org/trac